BBS - Bastidor de Bateria Suplementar

TIPO COFRE

CARACTERISTICAS GERAIS

·         Gabinete em construção com chapa de aço 2,6mm de alta resistência; tratada com pintura em polyester na cor desejada;

·         Peso de 450 Kg o gabinete completo sem baterias;

·         Paredes construídas duplamente com tratamento térmico entre elas;

·         Dimensões de 1600 x 900 x 900 ( H x L x C);

·         Sistema de travamento para as portas elétricas sem uso de trancas externas;

·         Sistema de destravamento da porta mecânico em caso de defeito no sistema elétrico;

·         Possui 2 bandejas em aço com capacidade de 500 Kg cada;

·         Sistema de refrigeração com Ar Condicionado e sistema de ventilação forçada;

·         Iluminação em corrente contínua 24 V 18 W;

·         Acesso rápido à parte inferior onde estão as entradas e saídas de cabos;

·         Ponto de aterramento da carcaça no skid;

·         Fixação através de para bold de ½ polegada em 4 pontos de fixação com base removível de 100 mm de altura, pode ser também fixado com sistema de chapa e parafusos de espera sem o uso de base de concreto;

·         Capacidade máxima de alojamento para 8 bancos de baterias (16 monoblocos) e fixação de rack 19 polegadas para sistema de transmissão (opcional);

·         Acesso fácil à manutenção de todos os quadros de energia e automação;

·         Sistema de proteção de DC com uso de disjuntores com contatos auxiliares independentes; 

·         Automação do gabinete com uso de PLC;

·         Uso de relé de supervisão e monitoramento  de fases;

·         Relé de supervisão de pátio (sensor de presença) opcional;

·         Balizamento para 1,2 ou 3 níveis com proteção de acordo com exigências TC e IV COMAR (COMANDO AÉREO).

 

FUNCIONAMENTO DO GABINETE

ALIMENTAÇÃO EM CORRENTE CONTÍNUA

Sistema utilizando disjuntores monofásicos de 63 A individual para cada banco de baterias, alarmando assim que qualquer disjuntor for desligado.

Saída protegida por fusível NH 160 A, independente para 2 BTS sendo dividido em 4 bancos para cada, ou se necessário ser utilizado os 8 bancos em uma mesma BTS.

Sistema de iluminação com, disjuntor único, a qual acende assim que a porta do gabinete for aberta.       

SISTEMA DE VENTILAÇÃO E AR CONCDICIONADO

 Nosso sistema de automação possibilita uma significativa economia no consumo de energia elétrica através da utilização da temperatura externa, como descrevemos abaixo:

·         Quando a temperatura externa for maior que a temperatura interna e a temperatura, interna for maior que 28° há um comando para ligação do Ar Condicionado até a temperatura chegar a 25°;

·         Quando a temperatura interna chegar a 28° e for maior que a temperatura externa o comando ligará as fans, existentes no teto do gabinete, até a temperatura chegar a 25° resfriando assim o interior do gabinete com o consumo de 120W em CC das fans ao invés de 500W em CA do ar condicionado;

·         Na falta de energia elétrica o que será informado por telecomando, e a temperatura interna ultrapassar a 28° as fans serão acionadas por um prazo de até 10 horas, após estas serão desligadas, quando a temperatura for abaixo de 25° os fans são desligados retornando ao funcionamento assim que a temperatura atingir 28

·         Ocorrendo defeito no ar condicionado, imediatamente será enviado um alarme, e as fans serão acionados assim que a temperatura ultrapassar 28 graus e desligadas ao chegarem a 25°.

·         Quando a porta do gabinete for aberta o ar condicionado é desligado e só volta a funcionar quando a porta for novamente fechada. Nessa condição se a temperatura interna for superior a 28 graus os fans serão acionados.

 

ALARMES GERADOS PELO SISTEMA

Nosso sistema de alarmes são monitorados através de um PLC onde poderá ser observado ou parametrizado através de uso de Lap Top ou no visor do próprio PLC no local.

 

·         ALARME DE PORTA ABERTA: Acionado através de um micro instalado na porta do gabinete.

·         ALARME DE TEMPERATURA ALTA: Através de um sensor instalado no interior do gabinete quando a temperatura chegar a 33° o PLC enviará uma sinalização remota.

·         ALARME DE FALHA DE AR CONDICIONADO: Será acionado toda vez que faltar corrente alternada ou quando houver algum defeito (compressor não partir, pressostotato de alta acionado, pressostotato de baixa acionado).

·         ALARME DE FALHA DE ENERGIA COMERCIAL: Acionado na falta de energia comercial, supervisionado através de um relé que monitorará a falta de qualquer uma das fases.

·         ALARME DE DISJUNTOR ABERTO: Acionado quando qualquer disjuntor da BBS for desligado ou quando qualquer houver queima de fusível.

·         ALARME DE FALHA DE BALIZAMENTO: Com o balizamento integrado à BBS, na queima ou retirada de uma lâmpada do receptáculo (soquete) gerará um alarme.

·         ALARME DE PRESENÇA: Central de Monitoramento de presença de pessoas na área externa através de telesinalização,

 Todos os valores acima citados são passíveis de ajuste sendo colocado o valor desejado.

 Vale lembrar que com a utilização do PLC haverá a possibilidade de programação da BBS conforme a conveniência de cada região. Fica evidente que em zonas onde a temperatura externa for menor que a interna (na pior das hipóteses à noite nas regiões mais quentes) a utilização do ar condicionado será dispensada. A grande vantagem com tal sistema é a economia de energia alem do gerenciamento a distância que otimiza a gestão de mão de obra. Só quem pode avaliar as vantagens de uma automação é o profissional afinado com tal técnica e aquele cujo conhecimento abrange a visão matemática do consumo de energia por uma ERB, como exemplo podemos avaliar que na pior das hipóteses na região norte de Minas onde a incidência de calor é maior que em outras o ar condicionado ficará a noite desligado no mínimo 10HS, e a economia será de no mínimo de 5KW/h por noite alem do objetivo principal que é a alta durabilidade da bateria cuminando com uma prática ecologicamente correta.

Outro aspecto inovador do gabinete é a segurança pois por ser em chapa externa de aço de 2,6mm e pelo fato de não haver maçaneta, apresenta uma maior robustez menores pontos frágeis contra vandalismos ao contrario dos gabinetes tradicionais fabricados em alumínio, na verdade nosso gabinete assemelha-se a um cofre objetivando a proteção dos equipamentos internos.